terça-feira, 19 de junho de 2012

Loucos por leitura




                  Thalita Rebeuças


Ela conquistou milhares de fãs Brasil afora com sucessos como Fala sério, mãe! e Tudo por um namorado; viaja o país inteiro dando palestras e participando de eventos literários; seu site na internet virou ponto de encontro virtual onde adolescentes de todos os cantos deixam recados, pedem conselhos e dão sugestões para novos livros. Espécie de irmã mais velha da meninada que entendeu o seu recado – "Ler é bacana" -, a escritora carioca Thalita Rebouças, lança agora Traição entre amigas, seu quinto livro pela Rocco Jovens Leitores. 


Lindas, charmosas, inteligentes e superdescoladas, Luiza e Penélope se conheceram no curso de teatro e ficaram "amigas de infância" desde então. Luiza, estudante de Psicologia, e Penélope, que cursa jornalismo mas quer mesmo é ser atriz, têm temperamentos diferentes, mas se entendem e se completam, como acontece com os verdadeiros amigos. "Penélope e Luiza eram daquelas amigas que não desgrudavam nem para ir ao banheiro. Faziam tudo juntas, falavam-se vinte vezes por dia, adoravam-se incondicionalmente, gostavam das mesmas músicas, dos mesmos filmes, mas discordavam em alguns assuntos. E, como já deu para perceber, beijo era um deles", lê-se logo na primeira página.

Mas essa amizade é posta à prova quando Penélope, justamente a mais "saidinha" no quesito beijo, fica com o namorado de Luiza após uma festa. Raiva, mágoa, ressentimento, vergonha, arrependimento. Esses são apenas alguns dos sentimentos experimentados pelas duas quando a história toda vem à tona. Sem colocar as coisas de forma maniqueísta, Thalita consegue fazer o leitor entrar na cabeça e no coração das personagens, entender suas razões e suas atitudes nem tão razoáveis assim, mas acima de tudo torcer, não por uma ou pela outra, mas para que aquela amizade, após o "luto" necessário, seja restabelecida.

Depois da briga inevitável, os caminhos de Luiza e Penélope se separam por completo. Enquanto uma vai tentar a sorte em Nova York, a outra descobre as delícias e os perigos de um relacionamento pela internet. Algumas dificuldades, novas alegrias, outras decepções. E nessa caminhada, ambas amadurecem, e muito, rumo ao final emocionante e surpreendente.

O texto leve e fluido da autora, temperado por expressões típicas do linguajar jovem, tem tudo para prender, mais uma vez, a atenção de suas milhares de leitoras e virar assunto para muito debate no Orkut, no MSN, nas mesas de barzinho. Afinal, uma traição entre amigas pode ser perdoada? 


Tudo por um popstar, Tudo por um namorado, Fala sério, mãe! e Fala sério, professor! são os outros sucessos de Thalita Rebouças publicados pela Rocco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário